Mailing list

-- - -> Junte-se à nossa Mailing-list e receba as notícias sempre fresquinhas! Adicione o seu email no final da página! <- - --

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rocha: quebra na produção melhora preços

Os preços de venda da pêra Rocha aumentaram mais de 50% em relação a 2009, devido a fortes quebras na colheita por toda a Europa. Em Portugal, a colheita é estimada em 149 mil toneladas, 23% abaixo da média dos três últimos anos. Estas primeiras previsões, divulgadas em Agosto pela WAPA (Associação Mundial dos Produtores de Maçã e Pêra), através de dados fornecidos pela ANP (Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha) indicam um volume 40% abaixo da colheita de 2009 (com um recorde de 248 mil toneladas). A quebra foi ainda maior na zona sul da região Oeste (concelhos de Mafra e Torres Vedras). Os calibres da fruta, que se apresentavam mais reduzidos no início da campanha, melhoraram no final da época, predominando o calibre 60-65 mm.
A menor oferta de Rocha e de outras variedades de pêra na Europa (-15% na Conference; -10% na William BC e -35% na Abate Fetel) estão a contribuir para o aumento dos preços. A Rocha deverá beneficiar da ampla divulgação conseguida no mercado internacional em 2009. O preço baixo a que se vendeu no ano passado potenciou a chegada da pêra portuguesa, pela primeira vez, a certas regiões de França, Brasil ou Alemanha. Na campanha 2009-2010, Brasil (total de 19,6 mil t), França (20,9 mil t) e Reino Unido (22,1 mil t) foram os mercados que mais cresceram face à campanha anterior. A Espanha absorveu 3 mil t de pêra Rocha.
Do total de vendas efectuadas pelos associados da ANP, 63,6% destinaram-se a exportação, ficando 47 669 toneladas em Portugal. No mercado nacional, 54,7% (26 mil ton) da pêra Rocha destinou-se a grandes e médias superfícies de distribuição – ou seja, pouco mais do que o exportado só para o Reino Unido.

Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Balanço da reunião

Olá agrónomos,

A reunião realizada ontem foi um sucesso. Todos os pontos foram tratados convenientemente e pudemos contar com a presença de novos membros.

Um dos pontos tratados foi o das próximas actividades, pensamos poder iniciar as actividades já este mês, começando com a poda das laranjeiras e depois das pereiras, havendo também a possibilidade de fazer um plano anual de actividades e de operações culturais nos pomares.
O dia mais votado para a realização das actividades foi a 6ª feira, no entanto vamos pôr nova sondagem aqui no blog para que todos possam votar.

Com a ida do Max Ossa para o Brasil ficámos sem Presidente da Mesa da Assembleia geral, pelo que se realizou um convite ao João Barrona para assumir esse cargo, tendo sido aceite e aprovado por unanimidade. Para ocupar o lugar do Barrona (2º secretário da Mesa da Assembleia Geral) entra o Tiago Rodrigues.

Foi também decidido que o núcleo iria aceitar a proposta da AEISA para a participação no magusto agronómico.

Obrigado a todos os presentes e boa sorte para aqueles que agora iniciam funções.
Cumprimentos,

João Pedro Dinis

domingo, 3 de outubro de 2010

Reunião Ordinária do FrutISA - 4 de Outubro

Na próxima Segunda-feira, 4 de Outubro de 2010 será levada a cabo a 2ª Reunião Ordinária do FrutISA.
Na ordem de trabalhos está:
- Agendamento das próximas eleições;
- Programação das actividades dos próximos meses;
- Filiação de novos membros;
- Substituição do Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
- Discussão sobre o pedido de apoios para o FrutISA;
- Discussão sobre a proposta da AEISA de participação no Magusto Agronómico;
- Outros assuntos.

A reunião é de extrema importância, porque serão decididos os próximos objectivos a serem alcançados e devido à admissão de bastantes novos membros e à diversidade de cursos dos mesmos serão discutidos novos rumos e novas áreas de interesse de modo a enriquecer cada vez mais as actividades com novos conhecimentos.
Muito importante por isto que os novos membros participem para que a sua posição possa ter peso nesta discussão.
Assunto: 2ª Reunião Ordinária do Núcleo de Fruticultura do ISA
Local: Casa da Vinha (local demonstrado na imagem abaixo)
Horas: 18h00 (em ponto!)
Compareçam, pois nos momentos de decisão a participação de todos é fundamental.

Cumprimentos,
Ricardo Soares Santos